Quem somos?

O Grupo de Pesquisa ESPELHO – Estudos em Gênero, Jornalismo e Moda é vinculado ao curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Câmpus de Imperatriz, e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Mestrado Acadêmico), também da UFMA de Imperatriz. O grupo é coordenado pela Profa. Dra. Thaisa Cristina Bueno e foi criado em 2025 como um desmembramento do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Cibercultura (GCiber), foi coordenado pela pesquisadora de 2016 até 2024.

Embora recente, o ESPELHO já está certificado pelo Diretório de Grupos do CNPq e herda parte das pesquisas desenvolvidas no antigo GCiber, especialmente aquelas ligadas à linha de pesquisa da coordenadora, agora mais sistematizadas e alinhadas aos temas de identidade, jornalismo, moda e gênero. A proposta do grupo é fomentar investigações acadêmicas que explorem, de forma integrada ou específica, as relações entre jornalismo, identidade, moda e comunicação

.:. Objetivos Específicos .:.

Promover estudos sobre jornalismo e identidade, analisando suas práticas, narrativas e impactos socioculturais.

Investigar a moda enquanto linguagem comunicacional, enfatizando suas representações e o impacto das tecnologias digitais.

Estudar questões de identidade e gênero no jornalismo, com foco nas intersecções entre raça, classe, sexualidade e representação.

Linhas de Pesquisa

Jornalismo, Identidade e Práticas Comunicacionais

Essa linha busca tensionar as práticas jornalísticas e suas relações com a construção de identidades individuais e coletivas. Analisa narrativas jornalísticas sob a perspectiva das dinâmicas sociais, culturais e políticas.

Moda e Comunicação: Representações e Tecnologias

Investiga a moda como prática cultural e comunicacional, com ênfase nas representações de identidade, estética e poder, bem como no impacto das tecnologias digitais na construção e disseminação de narrativas de moda.

Gênero, Identidade e Jornalismo

Dedica-se ao estudo das interseções entre gênero, identidade e jornalismo, analisando como questões de gênero, raça e sexualidade são representadas e discutidas nas práticas jornalísticas e nos produtos midiáticos.