O Grupo Espelho, vinculado ao curso de Jornalismo da UFMA – campus Imperatriz, marcará presença significativa no 19º SIMCOM – Amazônia em Comunicação com cinco trabalhos científicos aprovados para apresentação. As pesquisas, orientadas pela professora Thaisa Bueno, abrangem temas como gênero, jornalismo, moda, memória e influenciadoras digitais, fortalecendo a produção científica desenvolvida pelo grupo.
Quatro trabalhos foram selecionados para a modalidade Grupos de Trabalho (GTs) – Resumo Expandido, enquanto um foi aprovado na Exposimcom – Mostra de Produtos, TCCs e Dissertações, evidenciando a diversidade e a maturidade acadêmica das investigações.
Além das apresentações, o evento também será marcado por um momento especial para o grupo: o lançamento do livro Assimetrias de Gênero, organizado pela professora Thaisa Bueno, juntamente com as pesquisadoras Leila Sousa, Michelly Carvalho, Janaína Amorim, Ana Fonseca e Letícia Cardoso. A obra reúne estudos e reflexões sobre desigualdades de gênero na comunicação, fortalecendo a produção científica regional e ampliando o diálogo sobre o tema.
Confira os trabalhos aprovados:
- “Explorando os conteúdos das revistas de moda no TikTok”
GT 6 – Design, Estética e Produção Gráfica em Jornalismo - “Estado da Arte sobre datas comemorativas na mídia: memória, identidade e representações de gênero”
GT 1 – Produção Jornalística: Práticas e Narrativas - “A dor também tem nome de mulher: Um olhar sobre identidade, desafios e enfrentamentos das jornalistas negras no Brasil”
Eixo 7 – Produção Científica (Dissertação de Mestrado) - “Desafios e oportunidades para influenciadoras de moda em cidades menores”
GT 6 – Design, Estética e Produção Gráfica em Jornalismo - “Jornalismo Investigativo e Gênero: O Que Dizem as Pesquisas em Comunicação?”
GT 2 – Jornalismo Sonoro e Novos Formatos